Páginas

O Projeto

O Projeto ‘Vivência de Arte na UFAL’ tem por objetivo criar oportunidades de produção e atuação artístico-cultural para estudantes vinculados aos diversos cursos de graduação existentes na UFAL. É objetivo da PROEST estimular a participação em atividades artísticas e culturais, de forma a revelar suas potencialidades criativas no âmbito artístico e cultural. O projeto ‘Ginástica circense: a arte do malabarismo na UFAL’ tem por finalidade proporcionar a constatação, interpretação e explicação da ginástica circense, visando à construção de novas sínteses sobre este conhecimento por parte da comunidade acadêmica, como também, pretende-se difundir este conhecimento tão importante para o desenvolvimento do ser humano, posto que proporciona diversas possibilidades para o desenvolvimento da criatividade, cooperação, estética e expressão corporal. Por meio das atividades, pretende-se desenvolver a compreensão dos sentidos e significados individuais e históricos destas atividades pelos participantes, como também compreender a relação das mesmas com outras atividades do cotidiano, essenciais para o processo de formação humana.
O projeto também representa uma excelente oportunidade para interação da comunidade acadêmica em torno deste conhecimento, como também proporciona o contato com a arte e a cultura, indispensáveis para a formação de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento. Portanto, o mesmo está em consonância com um projeto de formação humana que tem por objetivo o desenvolvimento de todas as capacidades humanas, tão importantes para a construção de outros valores sociais tais como solidariedade, coletivismo, que se contraponham aos valores que predominam em nossa sociedade, tais como competitividade e sobrepujança.
Buscamos ainda, através da vivência cultural, promover a expressão de sentidos e significados individuais e históricos através da corporalidade, com base na apreensão do conhecimento da ginástica circense, tratando-a como uma prática educacional que leve o participante a uma ação social crítica e significativa.
OBJETIVO GERAL:
Aproximar sistematicamente a comunidade acadêmica do conhecimento da ginástica circense, especialmente dos malabarismos e da ginástica acrobática (equilibrismos), visando à compreensão e domínio dos seus aspectos histórico- filosóficos, técnico-científicos, teórico-metodológicos, e sociais-formativos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Proporcionar o domínio do conhecimento acerca das bases da ginástica: saltar, equilibrar, trepar, rolar e balancear.
  • Aproximar os participantes do conhecimento histórico e teórico acerca das artes circenses;
  • Proporcionar a apreensão de atividades circenses, em especial dos malabarismos (com lenços, bolas, aros, caixas e rola-rola americano) por meio de oficinas de experimentação e aprimoramento;
  • Produzir materiais alternativos para as práticas de malabarismo, utilizando papelões, caixas de leite, sacolas plásticas, câmaras de ar, jornais, MDF, EVA etc;
  • Trabalhar o conhecimento rítmico, o senso estético, e capacidade de criação por meio da criação de apresentações artísticas pautadas nas bases da ginástica e das artes circenses, compondo o que se denomina de ginástica circense;
  • Desenvolver valores como a responsabilidade, a confiança, o coletivismo, a solidariedade, e compromisso entre os participantes.
METODOLOGIA:
Sobre a metodologia adotada no projeto, nos valeremos da metodologia de ensino crítico-superadora e do método da práxis social, que consiste em cinco momentos, a saber: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e o retorno à prática social. A prática social é sempre o ponto de partida e o ponto de chegada, sendo o alvo da problematização, momento em que os problemas da realidade são evidenciados e as questões que precisam de solução são consideradas em relação à prática social, sendo identificados os conhecimentos necessários para solucioná-las. A partir de então, há a apropriação de instrumentos teóricos e práticos para a solução dos problemas referenciados na prática social, caracterizando a instrumentalização. É nesse momento que há a apropriação dos conhecimentos produzidos e preservados historicamente, confrontando-se o conhecimento do cotidiano com o conhecimento científico.
O próximo momento é da catarse, caracterização por uma expressão mais elaborada da prática social, viabilizada pelos momentos anteriores. É o momento da criatividade, onde se efetiva a incorporação dos instrumentos culturais em elementos ativos de transformação social. O último momento é o retorno à prática social, caracterizado pela construção de uma nova síntese sobre a realidade e por um salto qualitativo em relação ao primeiro momento, visto que há uma redução da precariedade da parcela de síntese existente anteriormente (SAVIANI, 2003). Pautados nesta lógica planejaremos as oficinas, de forma a chegar coletivamente com os estudantes da UFAL a uma nova prática social da ginástica circense. Isso será feito partindo das suas referências acerca deste tema, as quais serão problematizadas; a partir da problematização, serão propostas as oficinas com o conhecimento da ginástica circense de forma a proporcionar aos participantes novos conhecimentos; a partir do que os participantes sejam capazes de elaborar uma nova síntese, elaborando séries artísticas de diferentes complexidades de acordo com as potencialidades individuais e coletivas. Este plano será executado pela equipe participante em forma de mutirões, onde todos participem de todas as etapas previstas, evitando a visão parcializada do projeto. O mutirão é uma ação coletiva com vista ao alcance de
um objetivo traçado, onde todos se ajudam mutuamente, não há hierarquia entre os membros do grupo, havendo um rodízio entre as ações desenvolvidas por cada um. Pretende-se desta forma que todos tenham vivenciado todas as etapas previstas no projeto, desenvolvendo a capacidade de auto-determinação e auto-organização.

2 comentários:

  1. quero saber horário, dias,fone do coordenador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, acessar nossa página de contato, para que possamos resolver suas dúvidas.
      Obrigado!
      http://ginasticacircense-ufal.blogspot.com.br/p/contato.html

      Excluir